Galiforniano: José Manuel Silva

Nueva edición de “Galifornianos”… y van tres. En esta ocasión, el homenajeado es José Manuel Silva, CEO (Chief Experience Officer) de Wanderlust. José Manuel se dedica a… touring cultural e paisagístico pela Euroregião Galiza-Norte de Portugal, revisitando património humano e edificado, ao sabor do mapa gastronómico no seu entorno natural.

Aquí van las preguntas que le hicimos desde la Fundación Galifornia y sus interesantes respuestas:

  1. Dinos, José Manuel, por qué, cuándo y cómo nació tu pasión por la euroregión Galicia-Norte de Portugal:

Nasci em Ponte da Barca, Portugal, mas cresci em Bocholt, Alemanha, a partir dos 18 meses de idade, junto à fronteira holandesa, portanto, sempre vivi em raias multiculturais. Quando regressei a Portugal, tive de descobrir a minha região que só conhecia das férias do verão azul, ainda antes do espaço Schengen – sendo Ponte da Barca concelho raiano com Lobios, sempre houve uma atração inata pela Galiza. Conforme abriram as fronteiras, a Galiza passou a ser um destino para bons momentos que resultaram em fantásticas descobertas, reconhecendo mais semelhanças entre nós do que diferenças e a partir daí nasceu uma saudosa morriña que perdura até hoje. 

  1. En pocas palabras, qué es tourwanderlust.com y cuál es la principal característica que le diferencia:

Tour Wanderlust proporciona substanciais experiências de viagem para pequenos grupos de viajantes curiosos na Euro-região Galiza-Norte de Portugal, ansiosos por interagir com a euro-região como ela realmente é na sua cultura, tradições, gastronomia e relação com o mundo circundante.
O serviço distingue-se na prática do costume ancestral celta de bem receber quem nos visita, sendo eu o cicerone das várias experiências que tanto a Galiza como o Norte de Portugal permitem.

  1. Describe los detalles de tourwanderlust.com: servicios/productos que ofrece, cliente tipo, etc. 

Tour Wanderlust tem rotas regionais definidas em modo aberto, sendo adaptadas a pedido do visitante.
Eu sou uma pessoa de pessoas, adoro conhecer pessoas e tentar estabelecer empatia através dos gostos e preferências, permitindo-me traçar rotas que almejam uma viagem de emoções através do contato com a região visitada.

Neste momento, são estas as rotas promovidas, em regime de day tour:

O nascimento do Rio Lima
A coqueluche preferida, num trajeto que visita a monarquia portuguesa e as lendas galegas de um rio que nos une pelas suas memórias, ao mesmo tempo que redescobrimos paixões seculares e monumentos naturais, como a Arca de Noé.

Parque Nacional Peneda-Gerês
O grande parque transfronteiriço do Gerês que nos une com o Parque Natural Baixa Límia – Serra do Xurés, preferido por quem procura o verde galaico dos nossos montes, a ancestral ruralidade que sobrevive e os mistérios da fé geresiana, o biobardo alpabarda, o Lusitano, e a Adega do Artur no Lima-Escape.

O nascimento do Rio Minho
Quem já bebeu do Pai de Todos em Pedregal de Irima, sabe o quanto sabor tem o mar interior galego do Miño, com a visita ao património mundial da humanidade em Lugo.

Para além destas, há depois os itinerários à medida para quem tenha um destino específico a visitar, seja na Galiza (Santiago de Compostela ou As Catedrais, na Praia das Augas Santas em Ribadeo, por exemplo) ou no Norte de Portugal (Ponte de Lima, Guimarães e o Palácio dos Duques de Bragança ou o Porto ribeirinho e o Douro Vinhateiro, entre outros)

As duas rotas a desenvolver este ano são a Ribeira Sacra Ourensana e o Termalismo Raiano, em conjunto com a Caldaria Termal.

  1. Define con una frase qué es para ti Galifornia:

Vida de alma plena e se chover, que chova!

  1. Cualidad que más valoras de la costa atlántica Galicia-Portugal:

As pessoas de bom coração que teimam em receber bem os estranhos, porque gostam de mostrar a sua terra e o melhor que ela nos oferece, partilhando com alegria.

  1. Lo que menos soportas de la costa atlántica Galicia-Portugal:

O desrespeito pela vida animal e o ambiente…e o calendário escolar que não permite que as crianças sejam crianças fora da escola e que lhes seja roubada a oportunidade de conhecer a terra na qual crescem.

  1. Un lugar especial de Galifornia que recomendarías para ir de visita y por qué:

Fisterra e o seu solpor… inigualável!

  1. Una ciudad/pueblo de Galifornia que recomendarías para vivir y por qué:

Ponte da Barca – terra pacata e calma, dentro do coração do Parque Nacional Peneda-Gerês e a uma hora do mundo inteiro: a uma hora do aeroporto internacional do Porto e do aeroporto internacional de Vigo, a uma hora dos picos do da Fonte Fria geresiana e a uma hora da Praia América, a uma hora da carne barrosã e do marisco das Rias Baixas, a uma hora dos churros e a uma hora das bolas de Berlim do Manel Natário… o mundo inteiro fica a uma hora de Ponte da Barca, vila limaia, sempre formosa e contente.

  1. Un restaurante de Galifornia que recomendarías y por qué:

O restaurante da Aldea Rural Couso Galan, Sarreaus, OU – pela paixão que emana em todo o ambiente que recriou, junto às águas originais do rio Lima.

  1. Una comida galiforniana que recomendarías y por qué 

Incontornável… o polvo à feira, rematando com um prego no pão do Júlio do Café Central em Ponte da Barca, as Castañas Petelo de Allariz e o Pão de Espelta do Faragullas.

  1. Lo que más te gusta de los galifornianos:

A nossa apaixonante fraternidade.

  1. Lo que menos te gusta de los galifornianos

O chico-espertismo de clientelismo político. 

  1. Qué opinas del sector del turismo de Galicia y Portugal, qué nombres, empresas o instituciones destacarías:

O turismo da Euro-região Galiza e Portugal acaba finalmente por se ver reconhecido pelo grande público como a jóia rara, de definição única que representa: conhecem outra região que tenha esta génese de origem celta, com forte influência romana, perfumada pela especiaria dos mouros e talhada pelo gótico dos Suevos?
Tenho que distinguir tanto a Turgalicia como o Turismo do Porto e Norte de Portugal pelo esforço hercúleo realizado em promover esta nossa característica distintiva de uma região acessível, segura, pacífica e ao alcance de todos – não é fácil competir com destinos turísticos de excelência e as dinâmicas vigentes… mas este nosso povo galiforniano está habituado a lutas duras e vitórias de perseverança.

  1. Con qué personaje histórico y actual de Galicia y Portugal te gustaría compartir un “mano a mano”:

Historicamente falando, com Manfred Gnädinger, o Man de Camelle.
Atualmente falando, com Miguelanxo Prado

  1. En tu opinión, que une más y separa más a Galicia de Portugal:

O que nos une: o bacalhau, a sério… é inacreditável estar em terra de percebes e falaram-te de bacalhau porque sou português.
O que nos separa: o café solo!!!

  1. Si fueses Presidente del Gobierno de Galifornia, la primera decisión que tomarías:

Implementaria os programas escolares de visitas e acampamentos escolares na raia, isto é: em vez de os alunos de Ponte da Barca fazerem duas visitas de estudo a Viana do Castelo, iam uma vez a Muiños, a Lobios, a Bande e vice-versa
Acredito que, após as gerações das ditaduras terem vivido de costas voltadas, chegou a nossa hora de fomentar a boa vizinhança e isso precisa ser um pilar educativo para as gerações vindouras.

Imagine os alunos de Ponte da Barca descobrirem a Torre de Hércules da Nación de Breogán e os de Ferrol descobrirem o Castelo de Lindoso e a eira com a maior concentração de espigueiros de toda a Galifornia.

  1. Rasgo principal de tu carácter que te define: 

Forte sentido de empatia.

  1. Rasgo en el que más te gustaría mejorar:

Impulsividade expansiva.

  1. Cuáles son tus planes a corto/largo plazo:

A curto prazo: visitar San Andrés de Teixido e sentar-me no melhor banco do mundo…
A longo prazo: abrir um corredor de visitação turística e intercâmbio sócio-cultural entre a Euro-região Galiza – Norte de Portugal e a cidade de Bocholt, onde cresci, no estado de Renânia do Norte-Vestfália.

  1. Y para terminar, a qué galiforniano te gustaría que invitásemos a esta sección de entrevistas y por qué:

Tenho que indicar dois, perdoem-me tomar esta liberdade:

Pela dedicação apaixonada e empenho exaustivo em dar a conhecer o melhor de Galifornia:
María Rodríguez Serantes, mentora de http://galiciamaxica.eu

(https://www.facebook.com/maria.rodriguezserantes)

e

Pela grande alma transfronteiriça e guardião do megalítico Gerês

Oscar Roldan Vila, mentor de http://avivacenter.com

(https://www.facebook.com/oscar.roldanvila)