Arribada 2016
Este fim de semana fomos à Arribada de Baiona.
Baiona é uma palavra mágica para os meus filhos porque associam imediatamente a Praia América, tapas ao pôr do sol e parques, muitos parques infantis, limpos, cuidados, protegidos.
Tivemos sorte com o tempo que nos permitiu andar pelo centro histórico da Real Vila de Baiona enquanto se comiam bocatas de secretos, racións de zorza e tortilla – as cigalas ficam para a época balnear.
O que distingue a Arribada de uma feira medieval é a lição de história que ensina de forma lúdica com o teatro da Arribada do Descobrimento, na Praia Ribeira, o fato histórico da anunciação do maior descobrimento da época em que a Península Ibérica regia o mundo conhecido: as Índias Ocidentais – América.
Claro que a visita a réplica da caravela Pinta, que permite uma interacção familiar divertida e instrutiva, ajuda a manter o interesse dos mais jovens que querem experimentar tudo quanto é atividade ao seu dispôr.
As animações ao longo das praias e das ruas do centro histórico, com os torneios medievais, as aves de rapina, os passeios de pónei, os mágicos e artistas de rua, o circo, os ateliers de artesanato e artes, com a maioria do povo vestido a rigor da época de 1493 tornam o ambiente sempre dinâmico, num ritmo relaxado e aprazível. As atividades do slide e tirolesa – gratuitas – fizeram a delícia dos infantes.
Ideal para um passeio prolongado em família com crianças ativas e sequiosas de aprender o seu meio e já reservei na agenda dos próximos anos.
PS: no sabes nada, Xoán das Neves
About The Author: Prof@jmas.pt
More posts by prof@jmas.pt